✅ Em qual deve-se investir? Tráfego pagou ou tráfego orgânico?
Essa é uma pergunta bastante comum entre os profissionais e organizações que estão construindo uma marca no mundo digital, isto é, construindo uma presença na internet.
É importante dizer que, na atualidade construir um branding ou marca pessoal na internet, é determinante para o sucesso profissional. Nota: Quando falo do sucesso profissional estou me referindo não apenas as pessoas, mas também as organizações (empresas) que fazem parte deste processo.
No marketing digital por exemplo, esses dois tipos de tráfego devem estar na lista de itens importantes para atrair potenciais clientes para os canais de venda virtual.
Mas é fato que a estratégia para atração de pessoas é importante levar em consideração o orçamento disponível.
Sem mais delongas, nas próximas linhas estarei lhe passando maiores informações sobre o tráfego pago e tráfego orgânico, de modo que lhe ajude a decidir qual a melhor estratégia escolher e como você pode otimizar cada um deles.
Então vamos começar respondendo a seguinte pergunta:
✅ Qual é a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?
Antes de seguirmos com a diferenciação entre pago e orgânico, é importante intender de maneira definitiva o que significa tráfego.
Imagine uma promoção no principal supermercado de sua cidade, mas não é qualquer promoção, é um dia em que todos os produtos estão com 70% de desconto, de modo que várias pessoas de diferentes cantos da cidade decidem ir conferir essas ofertas.
Então tráfego basicamente seria esse fluxo, pessoas de diferentes locais que possuem um ponto de destino em comum.
Agora imagine que esse supermercado com endereço físico fosse uma loja virtual. Então, neste caso os fluxo de pessoas seriam originadas de mecanismos de buscas como facebook, instagram, google, entre outros.
Você certamente já deve ter realizado pesquisas utilizando o google sobre um produto o qual queria comprar ou um serviço que precisou contratar. Então vamos utilizar este como referência para entender a diferença entre pago e orgânico.
Em pesquisas feitas no google assim como outras canais onde possuem pessoas navegando, existem duas maneiras em que um conteúdo, produto ou serviço apareça nas primeiras posições:
1- Tráfego Orgânico: Basicamente ocorre pela relevância do conteúdo disponível, de maneira que a qualidade e informações atraem mais pessoas a clicarem e interagirem nas postagens.
Aqui para você fazer uma conexão com o mundo físico, seria quando você compra um produto ou contrata algum prestador de serviço por recomendação de alguém próximo a você.
2- Tráfego Pago: É quando o produtor ou criador do conteúdo, produto ou serviço, paga para ficar em destaque e aumentar as chances de atrair mais cliques.
Fazendo um paralelo o mundo físico, diferentemente do exemplo anterior, você decide comprar um produto, contratar um serviço ou consumir um conteúdo, a partir de panfleto que recebeu no semáforo.
✅ Tráfego orgânico: O que é? e Como Melhorá-lo?
✅ O que é tráfego orgânico?
É quando as pessoas (leads, contatos, clientes) chegam até um site, blog, rede social, loja virtual... de maneira espotanea, isto é, sem que haja investimento direto por meio de anúncios.
✅ Como melhorar o tráfego orgânico?
Para lhe responder vou listar abaixo pontos importantíssimos:
Tenha um público-alvo ( idade, gênero, país, cidade, bairro...);
Escreva conteúdos de qualidade, que gere interesse;
Utilize palavras-chaves que possam deixar em evidência o seu conteúdo;
Utilize ferramentas online responsivas, isto é, que as informações se adaptam ao tipo de aparelho utilizado para fazer pesquisas (tablet, notebook, computador de mesa);
Divulgue o conteúdo em diferentes plataformas gratuitas como facebook, instagram, whatsapp, e-mail, etc.
É importante dizer que, o tráfego orgânico demanda um pouco mais de trabalho para atrair tráfego, porém ele possui um custo-benefício bem interessante, principalmente para quem esta começando e não possui caixa disponível para aplicação de estratégias pagas.
✅ Tráfego pago: O que é? e Como Melhorá-lo?
✅ O que é tráfego pago?
De maneira bem direta, este tipo de tráfego é quando você paga para aparecer em espaços que possuem fluxo de pessoas.
Os principais canais utilizados no Brasil para o tráfego pago são: google, facebook, instagram e youtube.
É claro que existem outros meios, mas esses são principais ou mais conhecidos no mundo do marketing digital.
🎁 Dica: Caso queira começar a aplicar estratégias de tráfego pago, caso tenha um orçamento reduzido, a menos que saiba exatamente o que esta fazendo, sugiro escolher apenas um canal de tráfego e se aprofundar nele, pois assim você reduzirá o risco de gastar todo o seu dinheiro ao pulverizar os seus recursos.
✅ Como melhorar o tráfego pago?
A resposta é bem simples, pois você precisa de conhecimento. Mas para ter conhecimento você pode optar por dois caminhos um mais rápido e outro ou pouco mais demorado.
O mais rápido é você obter o conhecimento necessário com alguém que já passou pela curva de aprendizado, seja por meio de uma mentoria, curso ou treinamento.
O jeito mais demorado, mas que também funciona, é você pesquisar e ir atrás dos conteúdos e ir melhorando a performance dos seus resultados por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos.
O tráfego pago possui a grande vantagem de poder acelerar os resultados, porém é necessário saber o que está fazendo, para evitar "queimar" todo o seu orçamento.
👉 Resumo
Ao colocar uma das estratégias em prática, você perceberá que tanto o tráfego pago quanto o tráfego orgânico são complementares, sendo que um impulsiona e otimiza a aplicação do outro.
Mas caso esteja começando a construir um relacionamento com seus clientes, é importante que a sua presença online seja construída com base em seus objetivos e avaliação do seu orçamento.
🔻 Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários abaixo.🔻
Um Grande Abraço Fraterno.
Cordialmente,
Genivaldo Pires