Certamente você possui conhecimentos, habilidades e experiência em algum tema, que você possa ofertar para outras pessoas em forma de curso online.
O que você está esperando para transformar o seu conhecimento em dinheiro?
Não existe segredo, escolha uma área de atuação e defina qual será o seu público-alvo, isto é, quem são as pessoas que você pretende ajudar com os seus conhecimentos, habilidade e experiência.
Estude um pouco mais sobre o assunto que escolher e produza materiais suportes, bem como materiais de divulgação para ofertar os seus serviços.
Então segue passo a passo para criar um curso online:
Neste primeiro passo é importante que você não foque no que acredita que seja importante com base em seu conhecimento, mas é fundamental que os assuntos sejam relevantes ao público do curso.
Lembre-se que, quem quer vender para todo mundo, é possível que acabe por não vender para ninguém.
Saiba quem são as pessoas que mais se beneficiarão com o conteúdo ofertado pelo seu curso, pois isso fará com que você evite gastar dinheiro desnecessariamente.
País
Cidade
Bairro
Idade
Gênero
Classe Social
Renda
Ocupação Profissional
Etc.
Você já deve ter ouvido falar em MVP (Mínimo Produto Viável), mas se não ouviu é isso que precisará fazer aqui.
Antes de apostar todas as suas fichas e fazer um alto investimento, é importante que você realize o mínimo necessário para colocar o produto (curso) online e validar se existe um público interessado em sua oferta.
É importante que em sua validação, você avalie os custos de modo que tenha lucro, afinal, esse é um negócio e você não pode cometer o erro de começar no vermelho.
É importante entender que, a validação é fundamental para que você lance a ideia, mas não gaste com produção de materiais para o curso, assim você evitará ter prejuízos.
Aqui é a etapa que vai definir a qualidade do curso, por isso é importante caprichar, mas não perca tempo criando conteúdo, sem antes realizar os passos anteriores.
Neste passo você poderá criar conteúdos em vídeos, áudios, planilhas, e-book, apostilas, slides, enfim, busque gerar valor acima do preço do curso.
Aqui é o momento de refinar todo o conteúdo criado.
Não crie conteúdo revisando e editando, pois isso poderá travar o seu processo criativo e de desenvolvimento, deixe como uma etapa específica a revisão e edição.
Sugiro que esta etapa você inclua nos custos de criação do curso online, para que você possa atribuir essa etapa para outros profissionais a fim de garantir a qualidade da entrega.
Existem várias plataformas de hospedagem a exemplo da Hotmart, Eduzz, Monetizze entre outras.
É importante que pesquise cada uma delas e veja qual possui maiores níveis de personalização a fim de deixar a área de alunos personalizada.
Caso queira investir em uma estrutura própria para hospedar o seu curso, sugiro avaliar bem, uma vez que tal decisão aumentará significativamente os custos de desenvolvimento, manutenção e atualização da plataforma.
Este tópico é de suma importância que esteja alinhado ao seu público-alvo, uma vez que é preciso que o seu público esteja disposto a pagar o preço por ele.
Lembre-se que, um preço muito alto pode inviabilizar a aquisição pelo seu público e valores muito abaixo do mercado podem gerar dúvidas quanto a qualidade do curso ofertado.
Se ninguém souber que o seu curso existe, ninguém irá comprá-lo.
Use os canais de divulgação onde estão o seu público-alvo.
Já pensou querer ofertar um curso de fazer coxinhas em um grupo de academia, onde as pessoas só compartilham dicas de dietas, exercícios e vida saudável? As chances de vender se tornam muito baixas.
Não se esqueça que a propaganda é a alma do negócio, mas de nada adianta fazer propaganda nos lugares inadequados.
Lembre-se que não existe negócio sem vendas e sem lucro, por isso esta etapa é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Na venda deixe claro o que será entregue no curso, como carga horária, vídeo aulas, vantagens, diferenciais, material, suporte, tempo do curso, enfim, todos os detalhes para que o cliente saiba exatamente o que ele receberá.
Lembre-se em entregar o que prometer, você pode entregar mais do que prometeu, mas jamais caia no erro de prometer e não entregar, pois isso poderá conduzi-lo ao fracasso.
Jamais se esqueça que o sucesso do curso dependerá do sucesso dos seus alunos.
Acompanhe, oriente, entregue materiais extras, enfim, dê todo o suporte necessário que possa dar para que seus alunos possam aprender e aplicar o conteúdo acessado.
Parece muita coisa a se fazer não é mesmo?
Mas na verdade, grande parte dos trabalhos realizados na criação do curso apenas são realizados uma vez, depois você precisará apenas em focar em algumas etapas como:
✔Atualização do Conteúdo
✔Suporte
✔Vendas
Não espere estar tudo perfeito para começar, apenas comece e vá melhorando e otimizando a medida que lhe sobra recursos para poder aumentar a qualidade de sua entrega.
🔻 Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários abaixo.🔻
Um Grande Abraço Fraterno.
Cordialmente,
Genivaldo Pires